Cogna - Stricto Sensu

Como participar


Você pode participar do V SIMPICT-EAD de 3 formas:

  • como autor de resumo expandido;
  • como autor de curso de curta duração;
  • como ouvinte.

As inscrições são gratuitas e o Evento é totalmente virtual.

Todos precisam se inscrever como Ouvinte (botão Inscreva-se como ouvinte), utilizando o login e senha de acesso ao Portal de Eventos.

A submissão do resumo expandido e/ou curso de curta duração depende da inscrição prévia como ouvinte de todos os autores.

Se você ainda não possui cadastro no Portal de Eventos, primeiro se cadastre no Portal utilizando o link no botão Inscreva-se.

Se você já possui o cadastro em outros eventos e não lembra sua senha, clique em "login" (canto direito superior) e depois "Esqueceu sua senha?"

Inscreva-se

Inscreva-se como ouvinte

O resumo expandido deve conter no máximo 10 (dez) autores, incluindo o orientador e o(s) monitor(es). Apenas alunos ingressantes podem participar, junto com seu orientador no PICT-EAD.

O resumo expandido deve ser submetido por apenas um (1) dos autores no site do evento. Em caso de duplicidade, será considerada válida a última submissão.

O(s) autor(es) de resumo expandido deve(m) estar inscrito(s) no evento antes da submissão. A submissão de resumo expandido pode ser realizada até o dia 17 de novembro de 2023, no site https://simpictead.pgsscogna.com.br/.

O resumo expandido deve ser produzido em uma das seguintes temáticas:

  • Formação profissional;
  • Inclusão;
  • Inovação no sistema de ensino EAD;
  • Letramento acadêmico;
  • Letramento científico;
  • Letramento digital;
  • Letramento estatístico.

O resumo expandido deve estar organizado de acordo com as seguintes regras:

I. Apresentar os itens: Título; Palavras-chave; Introdução; Objetivo; Material e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusão e Referências.

II. Os textos de cada item devem ser inseridos nos respectivos campos, respeitando o número mínimo e máximo de caracteres. O total de caracteres considera os espaços.

  • Palavras-chave (3 a 5 palavras);
  • Introdução (600 a 1000 caracteres);
  • Objetivo (100 a 400 caracteres);
  • Material e Métodos (400 a 1000 caracteres);
  • Resultados e Discussão (600 a 1000 caracteres);
  • Conclusão (200 a 500 caracteres);
  • Referências (100 a 2000 caracteres).

O título do resumo expandido deve expressar de forma clara e objetiva a produção realizada. São as informações contidas no título que resultam a busca no site dos anais do evento.

As informações são de inteira responsabilidade do(s) autor(es) (alunos e professor orientador) e serão disponibilizados nos Anais do evento na forma em que foram submetidas.

O resumo expandido é uma produção realizada a partir de pesquisa bibliográfica com busca na base de dados do Google Acadêmico. Não são aceitos resumos que utilizem outra base de dados e nem é permitido a consulta a seres humanos, seja por meio de questionário ou entrevistas, o que exige prévia autorização formal do Comitê de Ética em Pesquisa. Quaisquer resumos construídos utilizando-se de outras bases de dados ou modalidade de pesquisa, diferente da pesquisa bibliográfica, serão reprovados.

Os resumos expandidos seguem as normas e padrões da ABNT.

Clique aqui para submeter o Resumo expandido

Todos os alunos do PICT-EAD podem ser autores de curso de curta duração.

Cada autor pode fazer a submissão ao evento de apenas um (1) curso. Não é permitido organizar o curso em diversas partes, por exemplo: Curso – Parte 1, Curso – Parte 2, Curso – Parte 3.

O curso de curta duração deve conter no máximo cinco (5) autores, incluindo o orientador e monitor. Todos devem estar inscritos no site do evento antes da submissão.

O curso de curta duração deve evidenciar o caráter científico/tecnológico, sendo específico para o V SIMPICT-EAD e estar relacionado a uma das áreas de conhecimento:

  • a) Biológicas e Saúde;
  • b) Empresariais e Sociais Aplicadas;
  • c) Exatas e Tecnológicas;
  • d) Humanas e Educação.

O autor de curso de curta duração deve apresentar um Resumo Simples contendo entre 500 e 2.500 caracteres (incluindo os espaços), acompanhado de referências, em versão de documento editável, conforme modelo disponível. Ao acessar o modelo, faça o download para edição pela equipe.

O curso deve ter um título que expresse, de forma clara e objetiva, a intensão a que se propõe, sujeito à aprovação da comissão organizadora.

O curso de curta duração deve ser produzido em vídeo, seguindo as seguintes orientações:

  • Duração do vídeo: 10 a 15 minutos;
  • Deve apresentar imagens que complementem o áudio, utilizando-se a capa ao início e tela de agradecimentos no encerramento, conforme modelo disponível;
  • Apresentações e agradecimentos não devem ultrapassar 1 minuto de vídeo, dentro do limite posto anteriormente;
  • As imagens complementares ao áudio devem refletir a fala do momento. Sugere-se que as imagens sejam alteradas em no máximo 1 minuto;
  • Utilizar-se de imagens e tópicos devidamente sincronizados com a fala, de maneira a complementar o que se apresenta. Vídeos que apresentarem fala idêntica à escrita na tela serão rejeitados;
  • É importante que todas as imagens utilizadas nas apresentações tenham a fonte citada, conforme as normas da ABNT;
  • Não sobrepor logo, avatar ou demais imagens em área que apresente conteúdo, dificultando a compreensão da mensagem;
  • Tamanhos recomendados: 1280 x 720 (720p) ou 1920 x 1080 (1080p). Utilizar os vídeos no formato paisagem;
  • Formato de envio do vídeo: o arquivo de vídeo deve ser carregado no perfil dos Programas Institucionais no YouTube e o link deve ser submetido na página do evento.

Todos os cursos de curta duração deverão conter na página inicial o nome dos autores, conforme modelo disponível, e na página final, seguem os agradecimentos com nome e e-mail de contato do(s) autor(es).

O prazo final para submissão do curso de curta duração é dia 20 de novembro de 2023, pelo site https://simpictead.pgsscogna.com.br/, com o preenchimento de todos os campos.

No momento da submissão serão solicitados:

  • I. O Resumo do curso;
  • II. O link do vídeo, armazenado no YouTube dos Programas Institucionais;
  • III. O questionário contendo até quatro questões de múltipla escolha, com no máximo quatro alternativas, indicando apenas uma alternativa correta, para avaliação do conteúdo ensinado no curso, conforme modelo disponível.

Não serão aceitos cursos de curta duração com erros de grafia nos slides e não serão solicitadas correções após a submissão no site do evento.

Os alunos interessados em participar como autores de curso de curta duração devem participar dos encontros de orientação específicos, divulgados no grupo do Telegram.

Clique aqui para submeter o curso de curta duração